
Equipamentos
Pesca Subaquática
Um esporte que exige muita atenção e cuidado de seu praticante, pois ele sempre estará fora de seu meio seguro, isso é, sempre estará dentro d’água, privado de seu oxigênio. Para a prática desse maravilhoso esporte, é necessário uma série de equipamentos, todos com sua importância, mas alguns se sobressaem nesse sentido. Veja agora os principais equipamentos necessários para praticar a Pesca Subaquática com segurança, mais o principal de todos é sempre o conhecimento.

Arbalete / Pneumática
Arbalete é uma arma de disparo de arpões (flechas), utilizada por Pescadores Subaquáticos para o captura de peixes na Pesca Subaquática. Existem os mais variados tipos e modelos. O arpão é impulsionado por um sistema de elásticos, com variadas bitolas e comprimentos, que é armado pela força do próprio pescador e travado. O sistema é acionado por meio de um gatilho e o arpão é lançado contra o alvo para o qual é apontado. Geralmente possui uma empunhadura e cabo, um tambor com carretilha para armazenar uma corda que prende o arpão e um tubo onde o arpão é colocado. Pode ser usado um, dois, tres ou até mais elasticos para aumentar a potencia e o alcance do arpão. O Arbalete pode ser confeccionado em aluminio, fibra de carbono e madeira, utilizando peças de plástico e aço inox em sua estrutura. Seu tamanho pode variar muito sendo de 50, 60, 70..., 100..., 150 e por ai vai, e esse fator está diretamente ligado à visibilidade da água onde será usado. Quanto maior a visibilidade da água, ou seja a distância em que se encherga na água o seu alvo, maior deverá ser o Arbalete.
As armas são feitas de material leve e menos denso que a água em mais de 70% de sua composição, para que esta mantenha sua flutuabilidade positiva, permitindo a busca do animal arpoado, caso seja necessário fazer a busca de uma arma de apoio, ou mesmo para respirar.
Os Arbaletes são armas mais precisas, mais rápidas, utilizadas mais em peixes velozes. Essa utiliza arpões mais delgados, em comparação as armas pneumáticas, assim seu arrasto é menor, consequentemente sua velocidade é superior, entretanto, está característica faz com que seu poder de impacto nos peixes seja menor.
Armas pneumáticas
Possuem as mesmas funções de um Arbalete, mas essas armas utilizam um sistema de ar comprimido para lançar o arpão, ao invéz de elásticos. Normalmente os arpões em Armas pneumáticas são mais robustos, sendo essas armas para pouco alcance, mas possuem grande força de impácto mesmo em um pequeno espaço. Estas quase que exclusivamente são feitas de alumínio, e possuem um reservatório onde o ar fica comprimido, quando disparado o ar empurra um pistão que por sua vez empurra o arpão.

Arbalete em Alumínio

Arbalete em Madeira

Arbalete em Fibra de Carbono

Arma Pneumática
Snorkel / Respirador
Snorkel é um tubo, de aproximadamente trinta centímetros de um diâmetro não muito largo, para que não se respire ar empobrecido em oxigênio (02) pela expiração anterior, contém um bocal e permite respirar o ar do ambiente pela boca, sem levantar a cabeça da água. Existem Snorkels com e sem válvulas, as válvulas apenas ajudam na hora de expulsar a água da tubulação. O tubo com válvula auto-drenante não é muito aconselhável para a pesca subaquática, visto que o ruído que este faz com uma pequena quantidade de água ou saliva no seu interior, é suficiente para ao ouvido do peixe e assustá-lo.

Respirador

Snorkel com Válvula
Mascara
A Máscara de mergulho dá uma visão nítida do fundo do mar, rio ou lago ao Pescador Subaquático, porque os raios de luz não podem ser focados sem a presença de uma camada de ar antes do olhos, permitida pela máscara. Outro efeito curioso da visão embaixo d’água é o aumento e a aproximação aparentes dos objetos em proporção cerca de 25% maior e até 2/3 mais perto que a realidade. Desse modo, se um mergulhador contar que viu um peixe de um metro, deve-se entender algo em torno de 75 centímetros. Efeito conhecido como refração. Para segurança do pescador subaquático em mergulhos mais profundos, é necessário que o mesmo realize a descompressão da mascara, devido a pressão da água comprimindo o ar contido dento da mascara, que se muito alta pode causar o barotrauma. Para realizar isso o pescador subaquático deve na medida da necessidade liberar ar atravez do nariz ao interior da mascara, compensando a pressão.
As máscaras com volume interno baixo, ou seja, baixa quantidade de ar, facilitam as manobras de descompressão bucofacial e auricular. Também devem cobrir o nariz e este ser ligado ao restante da máscara para a realização dessas manobras. Ela também não é transparente, a fim de diminuir a entrada de luz pelas laterais, evitando efeitos de luz prejudiciais à caça.

Mascara com Volume Interno Maior

Mascara com Volume Interno Menor
Nadadeiras
Para não utilizar os braços na locomoção dentro d’água, o pescador subaquático utiliza as nadadeiras para produzir os movimentos atravez das pernas, o que vai ser responsável pelo deslocamento. Podem ser feitas de borracha, termoplastico, fibra composta e fibra de carbono. Podem ser basicamente de dois modelos sendo de calcanhar aberto, o que quase sempre exige o uso de uma bota por dentro da nadadeira, e a de calcanhar fechado, realmente a mais usada na prática da pesca subaquática. De tamanhos variáveis, conforme a utilização, como regra temos as de tamanho grande, para o mergulho livre e pesca subaquática, uma vez que se exige maior velocidade do mergulhador para atingir a profundidade desejada, já que não há suprimento de ar além dos limites dos pulmões, e as menores e mais largas, que proporcionam maior força.

Nadadeira Pala Curta em Termoplástico

Nadadeira em Fibra de Carbono

Nadadeira em Fibra Composta

Nadadeira Pala Longa em Termoplástico

Nadadeira Aberta

Flexibilidade Ideal de uma Nadadeira
Lastro, Cinto de lastro e Colete de Lastro
Equipamento utilizado para compensar a flutuabilidade causada principalmente pela roupa isolante. A quantidade de lastro varia de mergulhador para mergulhador, dependendo assim da sua flutuabilidade natural, e da expessura de sua roupa que varia entre 3, 5, 7mm ou até mais. Essa quantidade é, teoricamente, de 1 kg por cada 10 kg de massa corporal do mergulhador. A forma exata de calcular o lastro ideal de cada um é com o mergulhador dentro de água, e ir adicionando chumbo até ficar imersa metade da máscara de mergulho. O lastro e feito em chumbo, variando bastante de formas e pesos, dada a sua densidade, tanto em blocos revestidos ou não em plásticos ou borrachas.
É um equipamento de segurança, utilizado para aumentar a negatividade do mergulhador, sendo utilizado de várias formas afim de melhorar o desempenho do caçador. Em casos de emergência o mesmo é retirado, fazendo o mergulhador emergir.
Os Lastros podem ser utilizados apenas nos Cintos de Lastro, que podem ser feitos de borracha ou nylon, dependendo da preferência do pescador, ou dividos entre o cinto de Lastro e o Colete de Lastro. A grande vatagem dessa divisão dos lastros, é o melhor equilíbrio do pescador na horizontal, além de diminuir o excesso de peso na linha da cintura, o que pode ocasionar dores nas costas. O Colete de Lastro em sua maioria e feito do neoprene, o mesmo material da roupa. Uma outra vantagem em se usar o Colete, é em se usar um com uma cor que destaque o pescador dentro d'água, o que facilita e identificação do mesmo pelos seus parceiros, diminuindo o risco de acidentes.

Lastro Emborrachado de 1kg

Cinto de Lastro em Borracha e Fivela em Plático

Lastro Desencapado de 1kg ou 500gr cada

Coletes de lastro

Cinto com Lastros