top of page

Equipamentos

Pesca Subaquática

​Um esporte que exige muita atenção e cuidado de seu praticante, pois ele sempre estará fora de seu meio seguro, isso é, sempre estará dentro d’água, privado de seu oxigênio. Para a prática desse maravilhoso esporte, é necessário uma série de equipamentos, todos com sua importância, mas alguns se sobressaem nesse sentido. Veja agora os principais equipamentos necessários para praticar a Pesca Subaquática com segurança, mais o principal de todos Ã© sempre o conhecimento.​

Arbalete / Pneumática

Arbalete é uma arma de disparo de arpões (flechas), utilizada por Pescadores Subaquáticos para o captura de peixes na Pesca Subaquática. Existem os mais variados tipos e modelos. O arpão é impulsionado por um sistema de elásticos, com variadas bitolas e comprimentos, que é armado pela força do próprio pescador e travado. O sistema é acionado por meio de um gatilho e o arpão é lançado contra o alvo para o qual é apontado. Geralmente possui uma empunhadura e cabo, um tambor com carretilha para armazenar uma corda que prende o arpão e um tubo onde o arpão é colocado. Pode ser usado um, dois, tres ou até mais elasticos para aumentar a potencia e o alcance do arpão. O Arbalete pode ser confeccionado em aluminio, fibra de carbono e madeira, utilizando peças de plástico e aço inox em sua estrutura. Seu tamanho pode variar muito sendo de 50, 60, 70..., 100..., 150 e por ai vai, e esse fator está diretamente ligado à visibilidade da água onde será usado. Quanto maior a visibilidade da água, ou seja a distância em que se encherga na água o seu alvo, maior deverá ser o Arbalete.
As armas são feitas de material leve e menos denso que a água em mais de 70% de sua composição, para que esta mantenha sua flutuabilidade positiva, permitindo a busca do animal arpoado, caso seja necessário fazer a busca de uma arma de apoio, ou mesmo para respirar.
Os Arbaletes são armas mais precisas, mais rápidas, utilizadas mais em peixes velozes. Essa utiliza arpões mais delgados, em comparação as armas pneumáticas, assim seu arrasto é menor, consequentemente sua velocidade é superior, entretanto, está característica faz com que seu poder de impacto nos peixes seja menor.


Armas pneumáticas
​​


Possuem as mesmas funções de um Arbalete, mas essas armas utilizam um sistema de ar comprimido para lançar o arpão, ao invéz de elásticos. Normalmente os arpões em Armas pneumáticas são mais robustos, sendo essas armas para pouco alcance, mas possuem grande força de impácto mesmo em um pequeno espaço. Estas quase que exclusivamente são feitas de alumínio, e possuem um reservatório onde o ar fica comprimido, quando disparado o ar empurra um pistão que por sua vez empurra o arpão.​

Arbalete em Alumínio

Arbalete em Madeira

Arbalete em Fibra de Carbono

Arma Pneumática

​Snorkel / Respirador

​Snorkel é um tubo, de aproximadamente trinta centímetros de um diâmetro não muito largo, para que não se respire ar empobrecido em oxigênio (02) pela expiração anterior, contém um bocal e permite respirar o ar do ambiente pela boca, sem levantar a cabeça da água. Existem Snorkels com e sem válvulas, as válvulas apenas ajudam na hora de expulsar a água da tubulação. O tubo com válvula auto-drenante não é muito aconselhável para a pesca subaquática, visto que o ruído que este faz com uma pequena quantidade de água ou saliva no seu interior, é suficiente para ao ouvido do peixe e assustá-lo.

Respirador

Snorkel com Válvula

​Mascara

​A Máscara de mergulho dá uma visão nítida do fundo do mar, rio ou lago ao Pescador Subaquático, porque os raios de luz não podem ser focados sem a presença de uma camada de ar antes do olhos, permitida pela máscara. Outro efeito curioso da visão embaixo d’água é o aumento e a aproximação aparentes dos objetos em proporção cerca de 25% maior e até 2/3 mais perto que a realidade. Desse modo, se um mergulhador contar que viu um peixe de um metro, deve-se entender algo em torno de 75 centímetros. Efeito conhecido como refração. Para segurança do pescador subaquático em mergulhos mais profundos, é necessário que o mesmo realize a descompressão da mascara, devido a pressão da água comprimindo o ar contido dento da mascara, que se muito alta pode causar o barotrauma. Para realizar isso o pescador subaquático deve na medida da necessidade liberar ar atravez do nariz ao interior da mascara, compensando a pressão.
As máscaras com volume interno baixo, ou seja, baixa quantidade de ar, facilitam as manobras de descompressão bucofacial e auricular. Também devem cobrir o nariz e este ser ligado ao restante da máscara para a realização dessas manobras. Ela também não é transparente, a fim de diminuir a entrada de luz pelas laterais, evitando efeitos de luz prejudiciais à caça.

Mascara com Volume Interno Maior

Mascara com Volume Interno Menor

​Nadadeiras

​Para não utilizar os braços na locomoção dentro d’água, o pescador subaquático utiliza as nadadeiras para produzir os movimentos atravez das pernas, o que vai ser responsável pelo deslocamento. Podem ser feitas de borracha, termoplastico, fibra composta e fibra de carbono. Podem ser basicamente de dois modelos sendo de calcanhar aberto, o que quase sempre exige o uso de uma bota por dentro da nadadeira, e a de calcanhar fechado, realmente a mais usada na prática da pesca subaquática. De tamanhos variáveis, conforme a utilização, como regra temos as de tamanho grande, para o mergulho livre e pesca subaquática, uma vez que se exige maior velocidade do mergulhador para atingir a profundidade desejada, já que não há suprimento de ar além dos limites dos pulmões, e as menores e mais largas, que proporcionam maior força.

Nadadeira Pala Curta em Termoplástico

Nadadeira em Fibra de Carbono

Nadadeira em Fibra Composta

Nadadeira Pala Longa em Termoplástico

Nadadeira Aberta

Flexibilidade Ideal de uma Nadadeira

​Lastro, Cinto de lastro e Colete de Lastro

​Equipamento utilizado para compensar a flutuabilidade causada principalmente pela roupa isolante. A quantidade de lastro varia de mergulhador para mergulhador, dependendo assim da sua flutuabilidade natural, e da expessura de sua roupa que varia entre 3, 5, 7mm ou até mais. Essa quantidade é, teoricamente, de 1 kg por cada 10 kg de massa corporal do mergulhador. A forma exata de calcular o lastro ideal de cada um é com o mergulhador dentro de água, e ir adicionando chumbo até ficar imersa metade da máscara de mergulho. O lastro e feito em chumbo, variando bastante de formas e pesos, dada a sua densidade, tanto em blocos revestidos ou não em plásticos ou borrachas.
É um equipamento de segurança, utilizado para aumentar a negatividade do mergulhador, sendo utilizado de várias formas afim de melhorar o desempenho do caçador. Em casos de emergência o mesmo é retirado, fazendo o mergulhador emergir.
Os Lastros podem ser utilizados apenas nos Cintos de Lastro, que podem ser feitos de borracha ou nylon, dependendo da preferência do pescador, ou dividos entre o cinto de Lastro e o Colete de Lastro. A grande vatagem dessa divisão dos lastros, é o melhor equilíbrio do pescador na horizontal, além de diminuir o excesso de peso na linha da cintura, o que pode ocasionar dores nas costas. O Colete de Lastro em sua maioria e feito do neoprene, o mesmo material da roupa. Uma outra vantagem em se usar o Colete, é em se usar um com uma cor que destaque o pescador dentro d'água, o que facilita e identificação do mesmo pelos seus parceiros, diminuindo o risco de acidentes.

Lastro Emborrachado de 1kg

Cinto de Lastro em Borracha e Fivela em Plático

D_NQ_NP_638049-MLB41585570718_042020-O.j
Lastro Desencapado de 1kg ou 500gr cada

Coletes de lastro

Cinto com Lastros

​Roupa, Meias e Luvas

As roupas de mergulho evitam a perda do calor do corpo e protegem a pele contra queimaduras de corais, espinhos, animais venenosos ou cortes. São em muitos casos feitas de neoprene, um tipo de borracha que contém milhares de minúsculas bolhas em seu interior. Existem três tipos de roupas de mergulho: úmida, seca e semi-seca. A roupa úmida permite a entrada de água, que ao entrar em contato com a pele, cria uma camada isolante que protege o mergulhador da perda de calor para o meio. Variam de 2,5mm a 7mm de espessura. A roupa seca, não permite a entrada de qualquer água, mantendo o mergulhador completamente seco. São geralmente feitos numa malha de nylon de alta densidade. Dispõem de válvula que permite inflar ou desinflar a roupa e requer formação técnica para que possa ser utilizada. A roupa semi-seca permite a entrada de um pouco de água que se mantém ao longo de todo o mergulho. São geralmente feitos com neoprene de 5mm a 7mm. Na pesca subaquática, as recomendadas são as úmidas, por questão de conforto, menor quantidade lastro para neutralizar a flutuabilidade da mesma, e maior mobilidade dentro d’água. As ideais para a prática da pesca subaquática, são compostas por duas peças em dois modelos diferentes, sendo Jaqueta e Jardineira, e Jaqueta e Calça. A principal diferença entre esses dois modelos é que a Jaqueta e Jardineira fornece uma proteção maior contra o frio na região abdominal e dorsal, por ficar em dobro nesses locais.
A roupa é isotérmica evita a perda de calor do corpo do mergulhador para a água, prolongando a estada dele na água, evitando hipotermia. Na roupa de caça, é normal encontrar reforços nos joelhos e cotovelos, já que é comum ao mergulhador se apoiar para realizar o tiro, ou mesmo, se entocar na espera de um peixe. Para armar o arbalete, há roupas com um material mais espesso na região do peito para não haver ferimentos, quando for feita a armação. As roupas podem ser lisas sem estampa, ou camufladas, mas esse fator é apenas questão de gosto, pois ainda não foi compravado vantagem ou desvantagem na pesca subaquática. Existe outra diferença entre essas roupas, sendo que algumas são de Duplo Nylon, ou seja, o neoprene é revestido por nylon tanto na parte externa quanto na parte interna, e as Open Cel, onde o neoprene é revestido por nylon apenas na parte externa, e ficando exposto na parte interna, ou seja, entra em contato direto com a pele. As de Duplo Nylon são mais resistentes, durando mais e são mais faceis de vestir, e as Open Cel são mais frágeis, necessitando de creme de pele ou shampoo para serem vestidas, pois tem muita aderencia entre o neoprene e a pele, mais é de longe muito mais confortavel. O pescador deve levar esses fatores em conta na hora de escolher qual tipo de roupa vai querer utilizar, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
As Luvas, também então na questão de proteção, e normalmente são feitas de neoprene, juntamente com couro e/ou kevlar. O ideal é que não seja muito grossa e/ou dura, para não tirar muito a sensibilidade do pescador ao manusear o arbalete. A Meia é feita em neoprene, normalmente mais fino que o da roupa, e protege o pé do mergulhador do contato direto com a nadadeira, o que pode ocasionar ferimentos. 

Roupa - Jaqueta e Calça

Roupa - Jaqueta e Jardineira

Luvas

Roupa - Destaque para Reforções nos Joelhos e Protetor no Peito

Meias com Proteção nos solados

​Faca de Mergulho

A faca de mergulho é considerada um item de segurança no mergulho. Caso o mergulhador ou pescador subaquático fique enroscado no fundo em alguma corda, linha ou rede de pesca, a faca será fundamental para livrá-lo da dificuldade. A faca de mergulho ainda pode ser utilizada como martelo, chave de fenda, serra e até mesmo como unidade de medida. Seu uso na prática da pesca subaquática é útil para cortar e retirar peixes capturados.
Existem facas de tamanhos variados, algumas pequenas que permitem ficar presas no braço e outras maiores que normalmente são presas na perna ou cinto. Com o objetivo de ser apenas uma ferramenta durante o mergulho, facas grandes podem se tornar um incômodo. Por outro lado, as opções reduzidas não são tão efetivas para determinadas tarefas.
Normalmente são feitas de aço inoxidável (ligas 306, 420, 440, etc) ou titânio. As lâminas de aço inoxidável apresentam maior dureza do que as de titânio mas são mais susceptíveis à corrosão pela água do mar. Quanto maior o número da liga do aço inoxidável, maior sua capacidade de reter o fio de corte, mas menor sua resistência à corrosão. As lâminas podem ter mais de uma forma de fio de corte em cada lado. As mais comuns apresentam um lado da lâmina 'liso', para cortes de pequenos cabos e outro lado serrilhado, para cortar linhas de nylon mais grossas ou outros cabos maiores. O ideal é que a lâmina não tenha ponta para evitar acidentes na sua utilização mas há casos em que uma ponta é realmente necessária.
O local de armazenagem da faca de mergulho é importante em determinar sua facilidade de utilização em momentos de necessidade. O ideal é que permita um desengate rápido da faca da bainha, de preferência com apenas uma mão, mas que seja segura o suficiente para não soltar a faca durante um resvalar qualquer. Algumas opções de bainhas incluem a possibilidade de serem presas à perna do mergulhador, ao cinto ou ao braço.​ Nunca mergulhe sem faca, pois ela é um equipamento que pode salvar sua vida.

Faca com Bainha para Perna

Faca - Detalhe na Ponta com pino para Apagar o Peixe

Faca - Detalhe na Lâmina com corte liso de um lado e serra do outro

​Computador de Mergulho

O uso de computadores até pouco tempo atrás era praticamente restrito aos mergulhadores profissionais, e aos mergulhadores de Scuba, mas hoje é equipamento bastante útil aos pescadores subaquáticos. Consiste num relógio com sensores eletrônicos que apontam a profundidade, temperatura da agua e tempo de mergulho em que mergulhador se encontra. Indica ainda os intervalos de tempo de superfície, calcula o tempo de mergulhos sucessivos, tempo e profundidade máxima atingida. Com ele o pescador subaquático pode marcar a profundidade na qual ele efetuou a captura de determinado peixe, sabendo assim a que profundidade eles estão naquele determinado dia, mantendo assim aquela profundidade aumentando suas chances de sucesso na pescaria. Um uso que poucos conhecem, é na questão se segurança, onde sabendo exatamente a que profundidade está, você pode calcular com mais precisão o tempo que irá gastar para retornar a superfície, com isso de acordo com o oxigênio restante em seu pulmão, abortar o mergulho e subir. Outro fator importante é que pescando com companheiros, você pode marcar a média do tempo de apnéia dos mesmos, e ficar atento se acaso algum deles desceu e está demorando muito a subir, pois pode ter acontecido algo, e através do computador você pode marcar esse tempo.

Computador - indicado para Pesca Subaquática

Computador - indicado para Mergulhos Scuba

Fonte
Google - Google Imagens – Wikipedia

bottom of page